SMAGI


Supervisão de Monitoramento e Avaliação e Processos de Informação


É a supervisão de COVS (Coordenação do Observatório da Vigilância) responsável por estruturar, aprimorar, implantar e oferecer suporte aos sistemas de informação da assistência social no âmbito do município.


CATÁLOGO DE SISTEMAS MUNICIPAIS

SISA - Sistema de Atendimento aos Usuários

Disponibiliza cadastro e prontuário unificados para todos os usuários da rede socioassistencial parcerizada de proteção social de alta complexidade e de algumas tipologias de serviços de proteção social de média complexidade.

Possibilita o registro em tempo real dos atendimentos e atividades desenvolvidas com os usuários e seus familiares/responsáveis legais. Os dados coletados possibilitam a elaboração de estudos de perfil.

Além disso, disponibiliza um Plano Individual de Atendimento (PIA) e permite registrar a vinculação de cidadãos ou a movimentação diária de usuários atendidos.

  • Endereço: http://sisa.prefeitura.sp.gov.br/
  • Responsável: técnicos dos serviços da alta complexidade e média complexidade
  • Periodicidade do preenchimento: diário
  • Perfil de Acesso: diferenciado conforme função do operador do sistema (orientador socioeducativo, técnico de nível superior, gestor de parceria, técnicos da CPSE) em razão de registro de informações sensíveis
  • Relatórios principais: Cidadãos vinculados, Diário de Vagas, Histórico do Cidadão, Motivo de Saída, Movimentação Retroativa

 

SISCR - SISTEMA DOS CENTROS DE REFERÊNCIA

Disponibiliza cadastramento e prontuário eletrônico unificado para todos os indivíduos atendidos na rede pública estatal – CRAS, CREAS, CPop, permitindo a continuidade e qualificação do serviço prestado desde o pré-atendimento até o atendimento social, possibilitando o registro em tempo real dos atendimentos e atividades desenvolvidas com os indivíduos e seus familiares ou responsáveis legais

Endereço: https://bdcidadao.prodam (intranet) ou https://bdc.prefeitura.sp.gov.br/ (internet)

  • Responsável para o preenchimento: técnicos das unidades da rede direta que prestam atendimento aos cidadãos (CRAS, CREAS, CPOP)
  • Periodicidade do preenchimento: diário
  • Perfil de Acesso: diferenciado conforme função do operador do sistema (Agente SUAS, entrevistador CGB, Técnico de Nível Superior, Estagiário)
  • Relatórios principais: Pré-Atendimentos por Centro de Referência, Atendimentos por Centro de Referência, Histórico Integrado do Cidadão SISCR x SISA

 

SISORG - Sistema de Cadastro de Organizações Sociais

Certifica e mantem atualizados os dados das organizações sociais registradas. O sistema deve registrar e acompanhar dados da Organização Social da Sociedade Civil bem como localização das unidades, capacidade de atendimento, nível de formação e cargo/função dos profissionais envolvidos.

  • Endereço: http://sisorg.prefeitura.sp.gov.br/admin/
  • Periodicidade do preenchimento: sempre que for necessário atualizar informação sobre a OSC ou serviços
  • Responsável/ perfil de acesso: trabalhadores da rede direta

 

SISRUA – Sistema de Informação da Situação de Rua

Permite o registro e monitoramento do atendimento prestado por serviços de abordagem social.

  • Endereçohttp://sisrua.prefeitura.sp.gov.br/
  • Responsável pelo preenchimento: SEAS
  • Perfil de Acesso:
    •       Operador Abordagem de Rua – trabalhadores do SEAS
    •       Operador Consulta – agentes internos
  •  Periodicidade: diário

  

Formulário de Monitoramento da Rede:

Formulário para registro de informações sobre o atendimento da rede de serviços socioassistenciais de proteção social básica e de média complexidade – exceto SEAS e NPJ

  • Endereço: formulário desenvolvido na ferramenta LimeSurvey
  • Responsável do preenchimento: serviços da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial - Média Complexidade – exceto SEAS e NPJ.
  • Período: Mensal (envio no 3º dia útil do mês subsequente e com 10 dias de prazo)

CATÁLOGO DE SISTEMAS DO GOVERNO FEDERAL 

CADSUAS

CadSUAS é o sistema de cadastro do SUAS, que comporta todas as informações relativas a prefeituras, órgão gestor, fundo e conselho municipal e serviços socioassistenciais. Foi instituído pela Portaria nº 430/MDS/2008. Nele, estão todas as unidades estatais – CRAS, CREAS, Centros Pop, bem como a rede de serviços socioassistenciais parceiras da SMADS, além de informações do COMAS e do órgão gestor municipal.

1 – identificação da unidade
2 – endereço da unidade
3 – quadro de recursos humanos

Todos os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos devem estar cadastrados no sistema, assim como todos os serviços de acolhimento (RI, ILPI, Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua, SAICAs, Casa Lar, Família Acolhedora) e ainda os serviços Centro Dia e NAISPD.

É por meio das informações contidas neste sistema que são gerados os formulários do Censo SUAS e é possível criar serviços no sistema SISC e, ainda, criar os serviços para o sistema de acompanhamento do Programa Criança Feliz – E-PCF. É também esse sistema que alimenta o campo de assinatura do formulário de registro de dados de atendimento das unidades estatais

Atores responsáveis pela inclusão e atualização das informações deste sistema: Coordenadores das unidades estatais, e gestores de parcerias ou outros técnicos designados pela SAS, com apoio de COVS.


RMA - Sistema de Registro Mensal de Atendimentos

Registro Mensal de Atendimentos é um sistema onde são registradas as informações sobre o volume de atendimentos e quais as famílias atendidas nos CRAS, CREAS e Centro POP. O registro das informações referentes aos serviços realizados nestas unidades tem como objetivo uniformizar essas informações em âmbito nacional e, dessa forma, proporcionar dados qualificados que contribuam para o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Na medida em que tais informações são registradas mensalmente pelas unidades, é possível mapear tanto a oferta de determinados serviços, quanto o volume de atendimento. Instituído pela Resolução CIT nº 04/2011.

SISC - Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Destinado ao acompanhamento e gestão dos Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos - SCFV. Por meio dele, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) realiza a aferição dos atendimentos realizados, para fins de cálculo do cofinanciamento federal. Possui calendário próprio, sempre informado na página inicial do sistema.

  • Endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/sisc/auth/index.php
  • Atores responsáveis: gestores de parceria dos SCFV ou outro profissional designado pela SAS, com apoio de SMAGI
  • Principais informações deste sistema: informação individualizada dos usuários dos serviços, com destaque para a indicação se esse usuário se encontra em umas das situações prioritárias previstas pela Resolução CNAS Nº 01/2013.